O Templo Mais Importante de Todos

O Templo Mais Importante de Todos

Ao celebrarmos a Dedicação da Basílica do Latrão a Sagrada Liturgia nos lembra que somos templos vivos de Deus, onde não deveria haver nada de profano e execrável. Somos casa onde o Senhor entrou e santificou, casa de oração, lugar de adoração em espírito e em verdade, pois, no interior desse templo, o Senhor habita em verdadeira justiça e santidade.
Fala-nos, Santa Clara de Assis

Fala-nos, Santa Clara de Assis

Olhando para o corpo "dormido" de Santa Clara, contemplamos a vida que vai além de sua existência natural. O corpo adormece, mas a vida espiritual ainda pulsa. Seu caminho de santidade ainda pode ser seguido, suas palavras ainda ecoam e ainda conquistam. As ruas da cidade ainda estão cheias da sua doutrina. Seu exemplo serve para nós ainda hoje.
Porque e Como Rezar a Liturgia da Horas

Porque e Como Rezar a Liturgia da Horas

Publicado originalmente na Revista Ave Maria - Edição de Agosto: http://revistaavemaria.com.br/  A descoberta da Liturgia das Horas preencheu o que me faltava e acalmou a minha inquietação. Posso dizer sem medo de errar que poucas coisas transformaram tanto a minha vida de oração quanto o contato diário com esse precioso livro. Com a devida licença da palavra, foi um verdadeiro upgrade. Era muito mais do que eu esperava.
Quem são os Mártires?

Quem são os Mártires?

A palavra mártir vem do grego martys, martyros, que significa testemunha. O mártir é uma testemunha qualificada que chega ao derramamento do próprio sangue. O martírio é a morte voluntariamente aceita por causa da fé cristã ou por causa do exercício de outra virtude relacionada com a fé
Quem foram os Doutores da Igreja?

Quem foram os Doutores da Igreja?

Por D. Estevão Bettencourt, osb Em síntese: Doutor da Igreja é aquele cristão ou aquela cristã que se distinguiu por notório saber teológico em qualquer época da história.
Dúvida Recorrente: Onde encontrar partituras com melodias para a Liturgia das Horas?

Dúvida Recorrente: Onde encontrar partituras com melodias para a Liturgia das Horas?

Muito embora a celebração cantada do oficio divino seja a que mais se adapta à sua natureza, conforme nos ensina o Papa Paulo VI (Musicam Sacram, 37), cantar a Liturgia das Horas pode ainda não ser uma tarefa fácil. O material em multimídia existente […]

Como Rezar?

Dia 18 de outubro celebramos a festa do grande São Lucas, Evangelista e autor do livro dos Atos dos Apóstolos. Para quem tem o livro da Liturgia das Horas e tem dúvidas, segue algumas instruções: Nas Laudes, Vésperas e Ofício das […]
8. O Comum dos Santos

8. O Comum dos Santos

Continuando a nossa série de artigos sobre as partes que compõem o livro a Liturgia das Horas, segue breve explicação sobre o "Comum dos Santos".
7. O Próprio dos Santos

7. O Próprio dos Santos

No próprio dos Santos encontramos as partes (hinos, leituras, responsórios, orações etc) que serão usadas nas celebrações próprias de cada santo inscrito do Calendário Romano Geral.
6. O Saltério

6. O Saltério

O Saltério é a parte central do Livro da Liturgia das Horas, lá se encontram não somente os Salmos, mas hinos, antífonas, leituras, preces etc que são usados frequentemente na oração.
X