Dúvida Recorrente: Onde encontrar partituras com melodias para a Liturgia das Horas?

Muito embora a celebração cantada do oficio divino seja a que mais se adapta à sua natureza, conforme nos ensina o Papa Paulo VI (Musicam Sacram, 37), cantar a Liturgia das Horas pode ainda não ser uma tarefa fácil. O material em multimídia existente para português do Brasil ainda é muito escasso e o conhecimento (e a valorização) do canto gregoriano que é, por sua vez, o que mais se adapta ao canto salmódico, é longe do ideal.

Muitos nos escrevem pedindo partituras ou CDs para aprender a cantar a Liturgia das Horas. Já falei aqui sobre o Saltério Monástico da Abadia da Ressurreição. Abaixo segue a indicação de algumas publicações existentes no Brasil com o respectivo link para a Loja Virtual de cada editora.

Já peço aos que conhecem outros trabalhos que podem auxiliar aqueles que querem cantar, de qualquer tipo (vídeos, livros, cds etc) postem aqui nos comentários ou nos envie um e-mail.

Paz!

Clique no título para acessar o link

Saltério Monástico

Saltério
O Saltério Monástico contem, em notação gregoriana, as partituras de antífonas, salmos e cânticos existentes no Saltério, além de melodias nos diversos modos gregorianos. A tradução dos Salmos é a mesma da utilizada na edição típica. As antífonas e os Cantos são do Rito Beneditino.

Hinário Monástico

hinario

O Hinário Monástico conta com diversos Hinos da Liturgia das Horas no Rito Beneditino, mas que podem ser adaptados para os cantos da edição típica que usamos.

Liturgia das Horas Música – Vol. I

9788534927178
Partituras de Hinos, Salmos, Antífonas para os diversos tempos litúrgicos em notação moderna.

Liturgia das Horas Música – Vol. II
9788534916721

Contém as partes cantáveis que não constam no primeiro volume: Ofício das Leituras, Hora Média (oração das nove horas, oração das doze horas e oração das quinze horas), Memória dos Santos (obrigatórias e facultativas) e Antífonas de Laudes e Vésperas dos domingos A, B e C do Tempo Comum.

Existe 1 comentário até agora

  • matheusaugusto
    5 meses ago

    Salve maria . É muito bom rezar a liturgia das horas, ainda mais se tiver boas melodias . Demorei para aprender a rezar a liturgia , no começo e dificil mas com 6 meses eu peguei o jeito . Quero poder aprender a rezar em latim alguns hinos e oraçoes da oração, e aprender umas boas melodias gregorianas.

Deixe um comentário

Não se preocupe. Nós nunca usaremos seu e-mail para spam.

Não se preocupe. Nunca usaremos seu e-mail para spams.

X