Dúvida recorrente: Quais os horários corretos para rezar o Ofício das Leituras e as demais Horas?

A fim de sanar a dúvida de algumas pessoas que nos escrevem, segue breve esclarecimento sobre os horários para a recitação da Liturgia das Horas.

O Ofício das Leituras foi originalmente destinado à oração noturna, durante a madrugada. Hoje, embora ainda preserve esse caráter original, pode ser rezado a qualquer hora do dia ou da noite, conforme melhor disposição da pessoa ou da comunidade que reza ((IGLH, n. 55-73).

A Instrução Geral, no número 99, prescreve um modo de unir o Ofício das Leituras com outra hora caso se deseje, vejamos:

No caso de o Ofício das Leituras se rezar imediatamente antes de outra Hora, pode-se dizer o hino da respectiva Hora a iniciar o Ofício das Leituras. No fim do Ofício das Leituras, omite-se a oração e a conclusão; e, na Hora que vier a seguir, omite-se o versículo introdutório e o Glória ao Pai.

Uma sugestão de horários:

Laudes: Ao nascer do sol (IGLH, n. 37-54);

Terça (Tercia): 9h (IGLH, n. 79);

Sexta: 12h (IGLH, n. 79);

Nona(Noa): 15h (IGLH, n. 79);

Vésperas: Ao por do sol (IGLH, n. 37-54);

Completas: Antes de dormir, mesmo tendo passado da meia noite. (IGLH, n. 84).

Observe que apenas as horas meridianas tem horários fixos definidos, que mesmo assim não são  taxativos, a única orientação é que seja observado o “verdadeiro momento de cada Hora”:

Como a santificação do dia e de toda a atividade humana é finalidade da Liturgia das Horas, o seu curso foi de tal modo reformado que cada Hora voltou tanto quanto possível ao seu verdadeiro momento, levando-se ao mesmo tempo em conta as condições da vida moderna. (SC 88)

Por isso, “tanto para realmente santificar o dia, quanto para recitar com fruto espiritual rezar as mesmas Horas, é bom que na recitação se observe o tempo que mais se aproxime do momento verdadeiro de cada Hora canônica”.(SC 94) (IGHL, 11)

Abraço na paz de Cristo Jesus!

Helber

IGHL = Instrução Geral sobre a Liturgia das Horas

SC = Sacrossanctum Concillium

 

Não há comentários até o momento

Deixe um comentário

Não se preocupe. Nós nunca usaremos seu e-mail para spam.

Não se preocupe. Nunca usaremos seu e-mail para spams.

X