Lectio: Procurai o bem da cidade e rezai por ela ao Senhor

Isso nos traz o Ofício das Leituras de hoje:

“Procurai o bem da cidade, para onde vos fiz transmigrar, e rezai por ela ao Senhor, pois em seu bem-estar se acha igualmente o vosso”. (Jr 29,7)

Nada que ainda não saibamos. Ainda mais hoje em dia, quando a ética do bem comum está cada dia mais difusa. Ainda bem. Mas porque então nos deter nesta passagem que nos ensina algo tão trivial? Será porque ainda não praticamos isso? Porque nos centramos nos nossos interesses, sem nos preocupar com o de todos? Ainda não nos abrimos para essa ideia de cidadania tão antiga quanto a Torá?

Na verdade o que mais chama atenção é que essa profecia de Jeremias é direcionada ao povo que foi deportado de sua terra natal, a bem-aventurada Jerusalém, para a terrível Babilônia.

Seria natural que se pensasse: “já que estou contra a minha vontade em uma terra estranha, porque fazer o bem? Se nem cidadania neste lugar eu tenho, porque devo me comportar como um cidadão? Que bem merece um lugar que nos tolhe até mesmo a liberdade de ir e vir?”.

Para nós, hoje, a que seria comparada essa deportação? Que lugar em nossas vidas podemos comparar com Babilônia? Estamos na cidade que queríamos, no trabalho dos nossos sonhos? Quantas dificuldades para viver temos hoje tanto quanto um povo deportado? Temos gorvenantes tão despóticos quanto Nabucodonosor?

Nada disso deve nos desanimar de buscar a justiça e o bem comum, de rezar pela “cidade” e por nossos concidadãos. A profecia ensina-nos que tudo se faz conforme a vontade de Deus. Se fomos “transmigrados” para onde estamos foi com a permissão da divina providência, que para tudo tem seu motivo e seu termo, e tudo conduz para o bem daqueles que a amam.

Por isso o lugar onde estamos torna-se lugar de missão, de busca da vontade de Deus e de prática da misericórdia. No tempo oportuno encontraremos a consolação naquele que diz ao profeta:

“Vós me procurareis, e achar-me-eis, se me tiverdes procurado com todo o coração. Serei encontrado por vós, diz o Senhor, suspenderei o cativeiro e vos reunirei e recolherei de todos os povos e lugares para onde vos expulsei, diz o Senhor; e vos farei retornar ao lugar de onde vos fiz transferir” (Jr 29 ,13-14).

jerusalem-celeste

Não há comentários até o momento

Deixe um comentário

Não se preocupe. Nós nunca usaremos seu e-mail para spam.

Não se preocupe. Nunca usaremos seu e-mail para spams.

X