6. O Saltério

O Saltério é a parte central do Livro da Liturgia das Horas, lá se encontram não somente os Salmos, mas hinos, antífonas, leituras, preces etc que são usados frequentemente na oração.

A maior dúvida sobre o Saltério é a distribuição dos salmos e outros elementos nele contidos. Estes são organizados num ciclo de quatro semanas, no final da qual se repetem.

Ou seja, na primeira semana do Tempo Comum, por exemplo, usamos a 1ª semana do Saltério e assim por diante até a quarta, quando usamos a 4ª semana do Saltério. Na quinta semana do Tempo Comum retomamos a 1ª semana do Saltério, na sexta semana do Tempo Comum a 2ª semana do Saltério e assim por diante, repetindo o ciclo até o final. Quando se encerra um tempo litúrgico e se inicia outro começamos da primeira semana como explicado a seguir:

O ciclo das quatro semanas do Saltério se coordena com o ano litúrgico da seguinte forma: No 1º domingo do Advento, na 1ª semana do Tempo Comum, no 1º domingo da Quaresma e no 1º domingo da Páscoa o ciclo recomeça da primeira semana do Saltério[1].

48-salmodia-en-un-coro-de-clarisas

[1] IGLH, n. 133

Posts anteriores:

1. Estrutura dos Livros da “Liturgia das Horas” e da “Oração das Horas”

2. Diferença entre as edições do Ofício Divino

3. As diferentes partes que compõem a Liturgia das Horas

4. O “Próprio do Tempo”

5. O Ordinário da Liturgia das Horas

Não há comentários até o momento

Deixe um comentário

Não se preocupe. Nós nunca usaremos seu e-mail para spam.

Não se preocupe. Nunca usaremos seu e-mail para spams.

X