O Templo Mais Importante de Todos

Muitos ainda não sabem porque celebramos hoje a Dedicação da Basílica do Latrão, realizada em 9 de novembro de 324 por São Silvestre, papa. Recentemente vi num site que se diz católico alguém dizer, não sei se por ignorância ou por filosofia pseudo-libertadora, que “trata-se de mais uma igreja lá em Roma”. Na verdade, para o catolicismo verdadeiro, trata-se da mais antiga e mais importante de todas as basílicas, por isso é a única no mundo a receber o título de “arquibasílica”. em sua fachada está escrito o que ela é: a “SACROSANCTA LATERANENSIS ECCLESIA OMNIUM URBIS ET ORBIS ECCLESIARUM MATER ET CAPUT” (“Santíssima Igreja Laterana, de todas as igrejas da cidade e do mundo, a mãe e a cabeça”). Em resumo, podemos dizer que é a construção católica mais importante de todas, sim, mais ainda que a basílica de São Pedro.

E por que toda essa importância? Porque ela é a Catedral da Diocese de Roma, lá se encontra a sede do bispo de Roma, o Papa, chefe visível da Igreja, o que a torna a Arquibasílica do Santíssimo Salvador e São João Batista e Evangelista em Latrão1, a Catedral de todo o mundo católico.

Talvez alguns católicos esqueçam que o Santíssimo Salvador quis que a sua Igreja que fundou na rocha dos Apóstolos fosse Romana para que se tornasse Católica. Foi em Roma, para a qual todos os caminhos convergiam, que a cristandade se tornou efetivamente universal, patrimônio de todas as nações, tribos, povos e línguas (cf. Ap 7,9).

Mas não celebramos hoje apenas uma igreja de pedra que terremotos e incêndios já fizeram ruir. O simbolismo do templo de pedra nos remete a outro, mais importante do que este: a alma humana que Cristo purificou e fez morada do Espírito Santo. A nossa alma é o templo mais importante de todos!

Ao celebrarmos a Dedicação da Basílica do Latrão é isso que a Sagrada Liturgia nos lembra: que somos templos vivos de Deus, onde não deveria haver nada de profano e execrável. Somos casa onde o Senhor entrou e santificou, casa de oração, lugar de adoração em espírito e em verdade, pois, no interior desse templo, o Senhor habita em verdadeira justiça e santidade.

Tive a imensa alegria e estar em São João de Latrão este ano. Me senti em casa, me senti “católico” ao estar na fila para participar da Santa Missa com irmãos dos cinco continentes. Na casa mãe de todos nós que fomos batizados, tendo ouvido de longe o apelo do Senhor Nosso Deus (Cf. At 2,38-39).

1 Nome completo da Basílica do Latrão, em latim: Archibasilica Sanctissimi Salvatoris et Sanctorum Iohannes Baptista et Evangelista in Laterano

link para a Liturgia das Horas

A quem interessar, segue alguns selfies 

 

Não há comentários até o momento

Deixe um comentário

Não se preocupe. Nós nunca usaremos seu e-mail para spam.

Não se preocupe. Nunca usaremos seu e-mail para spams.

X